terça-feira, 8 de novembro de 2011

Montréal! Cheguei!!!!



É isso aí, galera!!! Cheguei em Montréal!! A viagem foi longa, mas gostosa! Estou até agora feliz pra caramba!

Mas antes de chegar aí, tenho que contar como foi tudo!


Primeiro, cheguei no Aeroporto com minha família por volta das 14 horas. Pesei as bagagens antes na TAM, troquei coisas de uma mala para outro, embalei a bagagem com o Protec Bag e fiz o check-in tranquilamente, só precisei mostrar o passaporte com o visto. Uma das bagagens até passou um pouco dos 32kg devido ao Protec Bag, mas a atendente deixou passar (acho que viu que eu era imigrante e percebeu minha felicidade rsrrss)


Depois fiquei esperando e me despedindo dos amigos, que foram chegando, conversando e me dando a força necessária para viajar. Tiramos muitas fotos para registrar e quando fui para o Embarque, ao ver todos ali, minha mãe e minhas irmãs com os olhos cheios de lágrimas, meu pai lá trás dando tchau e grande amigos que foram somente para me ver, bateu uma vontade enorme de chorar, mas segurei e segui.

O vôo para São Paulo atrasou uns 20 minutos (atrasou desembarque dos passageiros que vieram, depois atrasou embarque de Recife e depois atrasou a partida por causa de algo no ar condicionado). O vôo foi tranquilo, mas quando cheguei em São Paulo, atrasou o desembarque novamente por causa de algo na ponte. Putz!

Quando cheguei no balcão da Air Canada para validar meu cartão de embarque, ela veio logo me chamando pelo nome e dizendo que só faltava eu. Pense! Pegou meu passaporte, pediu a Confirmação de Residência Permanente quando viu que eu era imigrante, e mandou eu ir logo para o Portão de Embarque. Peguei uma fila monstro ao passar pela Polícia Federal e quando cheguei no Portão de Embarque, Liliana e Ignácio (um casal do grupo Québec no Parque que estava partindo de São Paulo no mesmo vôo que eu) estavam já preocupados comigo! rsrsrrs

O vôo para Toronto foi ótimo. O avião não estava muito cheio, então deu para relaxar. Lá eles deram o formulário que devemos apresentar na imigração a respeito de onde viemos e o que estamos levando. Este formulário só precisamos preencher nosso nome, data de nascimento, de onde viemos, endereço no Brasil, marcar Não em um monte de coisas dizendo que não estamos trazendo e assinar. O jantar foi excelente, o café da manhã eu não escolhi bem (panqueca rsrssrss) mas matou a fome mais ou menos rrsrsrrs

Desembarcamos em Toronto antes do horário previsto (foram 10h de vôo), passamos pela Polícia e fomos encaminhados para a imigração. Lá o oficial da imigração foi muito legal. Eu estava nervoso e acho que ele percebeu, porque perguntou sobre o Brasil, futebol, Neimar, falou sobre minha data de nascimento, sobre a imigração, a minha profissão, enfim, foi muito bom! Eu meio perdido entre o inglês o o francês, mas ficando mais tranquilo.

Saimos de lá e fomos pegar a mala. Aí teve uma emoção! Eu tinha tirado um pacote de dólares que estava numa bolsa presa eu meu corpo e tinha colocado no casaco. Quando cheguei para retirar os carrinhos para a bagagem, e fui tirar os dólares trocados, procurei a bolsa e cadê? Putz! Deixei Liliana e Inácio com a bagagem e corri para a imigração. Quando cheguei lá, a responsável perguntou logo se eu tinha perdido algo. Eu disse que sim, que era um pacote de dinheiro. Ela perguntou a cor e eu disse. Então ela falou que estava com ela, foi na sala da segurança e me devolveu! Ufa!!

Depois desse sufoco, pegamos as malas, entregamos o formulário que preenchemos no avião e que foi validado pela imigração e seguimos para o novo embarque, dessa vez para Montréal. Colocamos nossa bagagem na esteira para seguir viagem, passamos pela segurança novamente com a bagagem de mão (tive que pegar uma sacola de plástico com Ignácio para colocar os itens pastosos que estavam na bagagem, pois tinha que ser separado) e seguimos para o portão. Como nosso vôo era mais tarde (o deles 10h e o meu 11h), fomos para o primeiro portão da Air Canada e ficamos esperando.

Aproveitei e comprei um cartão telefônico para ligar para o pessoal no Brasil e dizer que estava tudo bem.

O vôo para Montreál também foi rápido e tranquilo. Só estava mais cheio e o serviço de bordo bem simples, estilo a Gol rsrsrrs...

Quando cheguei no Aeroporto, peguei a bagagem e, ao acessar a net para pegar o endereço de onde eu iria ficar, recebo um email dizendo que a reserva estava cancelada! Putz! Comecei a procurar hotel, mas achei bastante caros.

Parei, fui almoçar e comecei a pensar. Daí lembrei de alguém que tinha visto meu anúncio no site ca.esasyroomate.com e liguei para ele. Era um apartamento com 9 quartos. Perguntei se tinha vaga para ficar 1 semana e ele disse que sim, que tinha 2 quartos disponíveis e que eu pagaria somente os dias que iria ficar. Fechei na hora, mas tinha que esperar até as 17h para chegar alguém no apartamento. Pensei em deixar bagagem no aeroporto e adiantar algo de documentação, mas não só tinha esse serviço para quem estava esperando vôo.

Fiquei esperando por lá então. Acabei conhecendo um senhor canandense que tinha perdido o vôo para as férias nos EUA e iria passar a noite lá no aeroporto porque morava longe e não tinha transporte. Ele foi muito simpático e paciente com meu inglês misturado com francês e conversamos bastante. Perto das 17 horas, peguei um taxi para vir ao apartamento.

O taxista era haitiano e bem simpático também. Ele estava há 30 anos morando aqui em Montréal e gostava muito da cidade. Conversamos bastante também, ele como todos quando sabem que sou brasileiro, falam sobre futebol e as coisas do Brasil (disse que eu era parecido com Ronaldo, acho que o casaco me engordou rsrss).

Ao chegar aqui no apartamento, encontrei Florent, o responsável. Ele foi muito simpático também, mostrou o apartamento, os locais onde eu poderia colocar os itens de alimentação, as coisas que eu poderia usar (utensílios, lava roupas, secadora, lava louças, microondas etc). Falou que éramos 8 no apartamento e que amanhã cedo acertaríamos tudo.

A primeira impressão que tive foi muito boa. Estou muito feliz por estar aqui vivendo tudo isso.

Seguem alguns vídeos que prometi a Tiago para ele ver com Ana. Tiagão, os vídeos não estão muito bons, mas dá para ter uma idéia.

Á bientôt!!!










4 comentários:

  1. Ufa! Apesar dos pesares voce se salvou entao!!! Como é que esquece justo a bolsa do dindin menino???
    E vem ca, onde vc ia ficar pra ter a reserva cancelada? Divulgue para nunca fecharmos este lugar! Se fosse eu iria surtar naquele aeroporto!!!
    Ainda bem que deu td certo no final!!!
    Boa sorte na nova etapa!!!
    Abs
    Priscila

    ResponderExcluir
  2. Hahahahaha, Pois é Priscila!

    Eu estava falando com minha família ontem e minha irmã até falou que esqueceu de me recomendar isso, pois sabia que eu corria o risco de esquecer em alguma lugar hehehehhe

    A reserva que foi cancelada foi através do site da Airbnb. De certa forma a culpa foi minha, porque deixei para reservar esse de 1 semana em cima da hora, mas acontece.

    Isso foi bom para que eu aprendesse a me virar logo de cara. Ligar para o povo, falar ao telefone em francês, procurando entender tudo foi uma aventura espetacular. E eu fiquei orgulhoso de mim mesmo por ter conseguido! :) O importante é manter a calma. Quando eu vi a notícia, já eram meio dia e pouca, então eu fui comer para relaxar e pensar com mais clareza. Segui o conselho de um amigo meu que fez o Caminho de Santiago: na hora que bater o desespero, para num bar e toma uma cerveja rsrsrsrs Como eu não curto muito cerveja, vou partir para um vinhozinho rsrsrss...

    Valeu pelo desejo de boa sorte e Boa sorte para você também! Vem quando para cá?

    Abração!

    ResponderExcluir
  3. Grande Luciano !!!! o aeroporto de Guarulhos é um inferno, ainda bem que deu tudo certo. E que porra foi essa de esqueçer logo o $$$$. :D Foi foda !!!!

    Você vai perceber que aqui a educação e o respeito pelo próximo vem em primeiro lugar. Se fosse no Brasil, eu acho que você não iria ter seu dinheiro de volta. Eu digo isso porque eu sei que na nossa terrinha ainda tem gente honesta.

    Um abraço e até sábado.

    ResponderExcluir
  4. Pois é menino...enviei ontem meus exames pra T&T, entao so devo receber o visto em dezembro...aí já tá frio etc etc etc.
    Vamos juntar mais $$ e chegaremos aí quando a neve derreter, ou seja, final de abril chegamos com fé em nosso Senhor do Bonfim!!!!
    Agora que está aí, faça o favor de manter a disciplina e continuar postando ok?!
    Abs Priscila

    ResponderExcluir