segunda-feira, 29 de abril de 2013

Running and running!!


Owww!


Faz bastante tempo que nao escrevo por aqui! Este trimestre do inverno de 2013 foi realmente muito intenso para mim!



Em primeiro lugar tem a faculdade. Foi o último trimestre, com muitas matérias interessantes, mas ao mesmo tempo muito estudo e trabalhos de sessao para fazer em grupo. Nao recebi os resultados ainda, mas pelo andar da carruagem, acredito que consegui obter boas notas e com isso receberei um diploma do Certificado em gestao de marketing da HEC Montréal com bons resultados. :)


Ao mesmo tempo, dediquei esse inverno para começar a procura de emprego. Participei de um Club de Recherche d'emploi, onde aprendi excelentes técnicas de procura de emprego específicas para cá, como as chamadas telefônicas e a técnica de "oferecer meus serviços na área de marketing" no lugar de "pedir" um emprego. Ainda melhor, conheci várias pessoas de vários países (França, Marrocos, El Salvador e México, além de Québec, claro) e tive a ocasiao de aprender bastante com cada um deles. Claro que já tivemos um pique-nique para nos conhecermos melhor e já temos churrasco marcado. :)

Algo importante que aprendi com o Clube foi a questao dq dedicaçao à procura de emprego. Estudar sobre a empresa, entrar em contato com as pessoas, preparar um CV e uma carta de motivaçao específica para cada empresa e vaga escolhida, acompanhar e também oferecer os serviços e criar relaçoes profissionais para alguma oportunidade de trabalho.

O governo tem um programa de estudo de linguas em outra província para quem estudou a tempo completo, o Programa Explore. Eu fiz minha inscriçao no final do ano passado e recebi agora em abril a resposta. A gente pode escolher 3 provincias para aprender francês ou inglês. Eu tinha escolhido l'Île-du-Prince Edouard, Alberta e Colombie-Britanique e fui sorteado no primeiro. Paguei a taxa de inscriçao de 220 $ e terei com comprar a passagem, mas alimentaçao, hospedagem e o curso sao pagos pelo programa, daí ficarei 5 semanas (26 de maio a 28 de junho) lá aperfeiçoando meu inglês para ficar ainda mais pronto para o mercado de trabalho.

Após esse segundo inverno, eu começo a perceber o porquê do pessoal ficar tao eufórico para chegar o verao. Eu percebi que eu também estava com essa ansieade, nao sei se é porque eu já terei terminado os estudos ou se é porque causa das atividades. Mas confesso que o que eu amo mesmo é essa mudança das estaçoes, gosto das 4 estaçoes, cada uma com a sua particularidade.
Agora que a faculdade acabou, o negócio é melhorar o inglês e trabalhar forte para conseguir um emprego e passar para novos desafios. Vamos nessa que o verao está chegando!

8 comentários:

  1. Vc merece todas os bons frutos de seus esforços, seu minino! Abração!

    ResponderExcluir
  2. Oi!! Me chamo Leopoldo, tenho 17 anos e sou de Recife. Estou muito interessado em fazer o curso BAA trilingue do HEC Montreal e seria muito legal se voce podesse entrar em contato pra eu poder tirar algumas duvidas. meu email e: leoferrari_11@hotmail.com Obrigado e espero que voce veja isso :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Leopoldo!

      Vou te enviar um email para ver o que posso fazer para te ajudar!

      Excluir
  3. Oi Luciano, no seu ultimo trimestre da HEC vc tinha apenas 2 cursos nao? Como vc fez para continuar recebendo a bolsa nesse ultimo trimestre de estudos? 4 cursos por trimestre eh muita coisa, vc recomenda? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para falar a verdade, eu fiz 4 cursos no verao, 4 no outono e 4 no inverno, para nao ficar sem a bolsa.

      Eu precisaria somente de 3, porque dos cursos que fiz no verao, 2 foram de linguas (ingles e frances para negocios) e eles só contam 1 para o certificado.

      Excluir