quinta-feira, 8 de novembro de 2012

1 ano no Canadá (e finalmente, o inverno recomeça...)

Salut à tous!

Pois é, os meses têm passado com uma rapidez tremenda, que a gente nem sente. Estou completando hoje 1 ano aqui no Canadá, e continuo dizendo: já?

Muita coisa mudou em minha vida, e ao mesmo tempo eu vejo que é só o começo, pois muitas outras coisas ainda vao acontecer. Outro dia conheci um chileno que está há 5 anos aqui. Quando falei que estava completando  1 ano, ele comentou logo: ah, você é realmente novo aqui. Putz!

Incrível como uma mudança pode ser tao importante na vida da gente! Como muita gente nos blogs que eu li, claro que tenho que fazer um balanço deste primeiro ano.

Cada imigraçao é um caso diferente. Todos temos expectativas, experiências, bagagem, personalidade e estilo de vida diferentes, e por isso nao há um padrao ou roteiro para dizer como será. Somente uma coisa acho que é algo em comum para todos, nao importa a nacionalidade: imigraçao nao é fácil.

Hoje, apesar de pouco tempo aqui, eu começo a me sentir mais à vontade. A questao da língua é algo muito importante, entao à medida que os idiomas inglês e francês vao entrando em nossas vidas, em nosso quotidiano, a gente começa a ficar menos tenso.

Claro que o sotaque (que nunca vamos perder) e a pronúncia têm um longo caminho a seguir, mas aqui eu tenho aprendido a ter paciência, e assim pouco a pouco a vida vai mostrando outros desafios que sao sempre emocionantes e fazem a vida mais interessante. :)

Claro também que sinto muitas saudades de minha família e meus amigos no Brasil. Sempre repito isso aqui, mas é algo que sai que pode ser amenizado parcialmente até poder viajar e ver todos pessoalmente. 

Posso dizer com certeza que estou apaixonado por Montréal. Um sentimento que começou há um ano atrás e que continua até agora. Essas mudanças das estaçoes, as diversas culturas das pessoas de toda parte do mundo, os pequenos detalhes que por vezes passam despercebidos durante nosso dia a dia e que um dia, de repente, saltam aos nossos olhos mostrando uma faceta da cidade que nao tínhamos prestado atençao até o momento.

A faculdade está caminhando bem, muito trabalho mas ao mesmo tempo muita satisfaçao em participar de tudo isso! Para mim, a faculdade está sendo uma grande preparaçao nao somente intelectual, mas também no sentido de aprender a participar de projetos (trabalhos de equipe) com pessoas de nacionalidades e culturas muitas vezes bem diferentes da nossa, e que constituem por vezes um desafio à parte.

O friozinho está mostrando novamente sua cara, e eu mal vejo a hora de rever o final dessa transiçao que verei muitos anos ainda: o espetáculo de cores das folhas de outono, pouco a pouco caindo das árvores mostrando um novo espetáculo nas ruas da cidade e finalmente deixando as árvores nuas, criando a expectativa em todos para a chegada da neve... :)

Os amigos aqui sao um capítulo à parte. Sao realmente presentes de Deus para as nossas vidas de imigrante. :) Nao posso nominar, pois sao muitos, só posso agradecer, pois todos estao em meu coracao!

Deus é maravilhoso permitindo que eu viva toda essa experiência, Ajudando-me sempre a transpor os obstáculos que surgem no caminho, Deixando por vezes viver certos momentos de tristeza que nos fazem encher os olhos de lágrimas, mas logo em seguida Mostrando-me quanta alegria eu tenho vivido desde que cheguei aqui e quanta alegria ainda viverei afinal "é a vida, é bonita e é bonita... Viver, e nao ter a vergonha de ser feliz!"

E assim a vida vai seguindo... A correria está grande com os estudos, montagem do novo apartamento e a preparaçao para começar a trabalhar próximo ano e assim enfrentar ainda mais desafios. Entao assim que tiver mais novidades, partilharei com vocês,

À la prochaine! :)

14 comentários:

  1. Parabéns pelo aniversário de 1 ano! Muitos outros virão e muitas conquistas tbm!
    Que Deus te abençoe e td de bom pra vc
    Abraços
    Monique

    ResponderExcluir
  2. Eu posso me nominar! Te adoro! E que possamos compartilhar mtos anos juntos!Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Con certeza você pode (e deve) se nominar! Também adoro você e sou muito feliz por ter conhecido você e John! Obrigado por tudo e vamos sim comemorar muitos anos aqui!

      Excluir
  3. Super Luciano!!!! Bonne chance à tous!!!!!! Bisous Lisya

    ResponderExcluir
  4. Parabens total!! Obrigada por compartilhar as experiencias Valiosas! Me ajudaram muito na minha imigração!! VC com 1 ano e eu só com 2 dias de Montreal hahaha bjao

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom, Helen! Meta bronca que sua aventura esta apenas começando! Precisando de algo, é so falar. :)

      Excluir
  5. Oi Luciano ... Estou pesquisando as taxas escolares de Montreal, e a que escolhi é a mesma que você estuda. Você poderia me informar qual a taxa da HEC? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Emília!

      Desculpe pela demora na resposta. Olha, para residentes daqui 1 crédito fica por 153,67$, para nao-residentes fica por 277,62$ e para estudantes estrangeiros fica por 658,48$.

      Tem um documento que mostra os detalhes e também os calculus até 30 créditos: http://www.hec.ca/etudiant_actuel/mon_programme/certificat/frais_scolarite/frais_certificat_1213.pdf

      Boa sorte! :)

      Excluir
  6. oii Luciano, estou querendo entrar nesse programa de quebec tbm, parece ser maravilhoso...
    sabe me dizer como andas as coisas por ai para enfermeiras...
    e vc conseguiu um trabalho...
    parabens pelas conquistas .
    fico no aguardo...
    bjos thmay

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Thmay!

      O primeiro passo é você dar uma olhada no site do governo (http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/placeauquebec/pt/). Lá tem um local onde vc pode preencher tipo um teste para ver suas chances de imigrar. É gratuito e você poderá fazer varias vezes, mudando algumas opcoes. Por exemplo, eu fiz com frances basico e nao passei, só passei quando coloquei frances intermediário.

      Olha, o mercado para enfermeiros, pelo que sei aqui, é bem interessante, eles precisam muito. O processo é longo, mas acho que vale a pena. Tem um amigo meu que é enfermeiro e relata o processo dele (http://bordo-congelado.blogspot.com/), acho que te ajudará.

      Eu ainda nao consegui trabalho, estou focando nisso agora em janeiro. Estou recomeçando as aulas agora em janeiro para terminar meus estudos em Marketing, mas já quero começar a trabalhar.

      Se tiver mais dúvidas que eu puder ajudar, é só mandar!

      Boa sorte e abraços!

      Excluir
  7. Oi Luciano, meu nome é Diego tudo bem? Eu faço doutorado aqui no Brasil e consegui uma bolsa para passar 1 ano realizando pesquica com um professor da HEC/Montreal...Estava aqui na internet buscando informações e por sorte encontrei seu blog! Eu estou meio preocupado em relação a lugar para morar (você já deve ter passado por isso) sendo assim, gostaria de saber se você não tem alguma sugestão cobre como eu encontrar. Estou embarcando dia 1 de julho e gostaria de morar perto da universidade e com outros estudantes...se você puder me ajudar com algumas dicas eu agradeço. Um abraço.

    ResponderExcluir
  8. Grande Diego, tudo bem!

    Olha, geralmente os estudantes da Universidade de Montreal e HEC moram em Côte de neiges et principalmente na Av. Edouard-Monpetit, mais tem também as residencies universitárias da UdeM et HEC Montreal (http://www.residences-etu.ca/).

    A época que você está chegando é perfeita, porque é o dia das mudanças aqui, quando a maioria dos contratos de aluguel recomeçam.

    O site kijiji (http://montreal.kijiji.ca/?rtlipmsg=1)e Toutmontreal (http://www.toutmontreal.com/) e Easyroomate (http://ca.easyroommate.com/) sao interessantes para ver ofertas de apartamento, apesar que tem muito apartamento que coloca somente placas do lado de fora para ligar, principalmente nessa area que acaba logo. Geralmente a partir de abril já se tem ofertas para julho.

    Espero que essas dicas te ajudem. Se precisar de ajuda, é só falar! Meu e-mail é luclima@msn.com, ou pode me adicionar no Facebook também.

    Abraços!

    ResponderExcluir