quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Primeiros Dias em Montréal



Bonjour à tous!!!!


Pois é galera! Os primeiros dias aqui estão muito bons! Após as primeiras aventuras na chegada, passei para as demais aventuras.


Ontem (09/11/2011), fui o MICC para saber quais eram as primeiras medidas a serem tomadas, apesar de ter anotado em um caderno o que eu precisava fazer.


Ao chegar lá, como eu não tinha hora marcada (o famoso rendez-vous), eu peguei uma ficha, mas em 5 minutos fui atendido. A conselheira em imigração, muito simpática, pediu minha documentação (Passaporte, Confirmação de Residência Permanente e CSQ), abriu meu dossier e me inscreveu em uma Séance d'information - Premieres démarches d'installation (uma palestra sobre os primeiros passos) que iria acontecer no começo da tarde.


Quando saí de lá, fui ao Service Canada, para tirar meu Numéro d'Assurance Social (NAS). Tudo muito organizado e rápido. Lá no Service Canada, eles solicitaram meu passaporte e minha Confirmação de Residência Permanente e o Passaporte. Pedem para você colocar um endereço, depois pedem para você confirmar os dados e então lhe fornecem um papel com o seu NAS. Entregam também um folder falando da importância de não divulgar o número, somente para alguns órgãos, pois com esse número todos podem consultar nossa vida aqui.


Saí de lá, comi alguma coisa e voltei ao MICC. Na Séance a sala ficou cheia. A madame muito simpática, explicou a importância de participar desse tipo de Séance, que tem gente que não participa e acaba voltando lá e tendo que fazer, pois eles têm informações importantes.


Pediu para cada um se apresentar, dizer nome, de onde veio, se tinha filhos e a profissão (ela explicou que assim começa nossa rede de contatos, que no Brasil chamamos de network). Assim, nós saberíamos se tinha alguém de mesma profissão e poderíamos trocar contatos no caso de alguma oportunidade de emprego que não servisse para nós mas poderia servir ao outro.


Tinha Nigeriano, Turco, Francês, Albanês, Chinês e somente eu de brasileiro. Quando falo que sou do Brasil, o pessoal fala logo de futebol, não tem jeito rsrsrsss. Ah, pergunta também há quanto tempo chegamos aqui. Tinha gente de outubro, a maioria chegou a 5, 6 dias e eu era o bebê do grupo, só tinha 1 chegado a 1 dia rsrsrsrs


A Séance foi muito interessante. Ela explica todos os serviços que temos direito, como tirar os documentos, onde devemos ir. Preenchemos nossa preferência de horário para uma Session de 1 a 2 semanas (8 módulos de 3h) para se adaptar aos modo de trabalho québecois e à sociedade. Essas Sessions são feitas em órgãos de apoio ao imigrante que são vinculadas ao MICC.


Depois marcarmos um rendez-vous com um conselheiro para depois da Session para nos ajudar à procura de emprego e às nossas necessidades pessoais e profissionais.


Após as 3h de Séance, fui à Régie d'Assurance Maladie para dar entrada no meu Assurance Maladie. Fui atendido na hora (se bem que cheguei no final do expediente (16:20h) e já dei entrada. Lá pegaram meu CSQ, meu passaporte e minha confirmação de Residência Permanente. Eles pedem também uma prova de Residência (no caso um contrato de aluguel, o Bail). Eu disse que ia morar com outra pessoa, então me deram uma declaração e pediram que ele fosse lá ou em outros locais credenciados para preencher e assinar a declaração que eu morava com ele.


Depois disso, fui à Estação Bonaventure ver um local para o 1º Encontro Québec no Parque em Montréal. Enorme a estação, mas achei um local bom e postei para a galera.


Voltei para o apartamento para descansar, conversar com a galera do Brasil pela Net, depois saí para comer algo com um amigo aqui. Ele me mostrou todo o quarteirão, mostrou o Estádio Olímpico, Biblioteca, Mercados, locais bons para tomar café, etc. Mostrou locais onde podemos comprar roupas de segunda mão e depois me deu umas dicas do que eu precisava comprar. Muito massa mesmo. 


Hoje vou encontrar Bosco e Anita para ajudá-los na questão de documentação, vou comprar um chip de celular, dar entrada no reembolso da Aliança Francesa, ver questão de banco e resolver a Francisação Presencial.


Aqui seguem algumas fotos que tirei ontem:


Vista do Apartamento


Vista do Apartamento


Apartamento

Apartamento

Apartamento

Apartamento

Rua próxima, mostrando o outono ainda presente


Rua próxima, mostrando o outono ainda presente


Rua próxima, mostrando o outono ainda presente

Assim que tiver mais novidades, posto aqui!

À bientôt!

4 comentários:

  1. Pois é prima! E olhe que eu não vi nada ainda!!!!

    ResponderExcluir
  2. Amei vc ter compartilhado teus momentos. Nos sentimos tb fazendo parte desta aventura. Bela experiência e fotos tb. Muito boa sorte!

    ResponderExcluir
  3. Obrigado, Edineide!

    Eu aprendi que esse tipo de relato é importante para outras pessoas: amigos e parentes que querem saber como estamos, além de pessoas que vão passar pelo mesmo processo e têm ao menos uma idéia do que vão passar.

    É uma forma de compartilhar nossos momentos e de ajudar ao outros também. pelo menos um pouco. :)

    Obrigado pelo carinho e pelo desejo de boa sorte! Preciso de boas vibrações para enfrentar essa aventura tão boa!

    Beijão!!!

    ResponderExcluir