sábado, 2 de abril de 2011

Nove meses...



E chegou o mês de abril!!


Quando comecei esse processo, um professor da academia que eu malhava, e que estava no processo há algum tempo, disse que eu tivesse paciência (eu tinha a ilusão que iria embora em outubro de 2010, depois em março de 2011... rsrsrsrsrs)


O processo pronvincial (a parte de Québec), foi até rápida. Dei entrada em março de 2010 e recebi o CSQ em junho de 2010 (3 meses, bom tempo!!!).


Já o processo federal...


Bem, já me diziam que era um processo mais demorado e, como não depende de você, somente de análise de documentos, exames e muita papelada, você fica em preparações.


Claro, tudo a seu tempo, confio em Deus e sei que tudo acontece por um motivo. Tenho tentado me preparar cada vez mais preparando CV´s, consultando ofertas de emprego, abrindo conta bancária no Canadá, vendo locais para morar e estudando bastante inglês e francês, a ponto de ficar trocando as bolas às vezes rsrsrssrrs...


Porém, tem um momento que você fica pensando: "Putz, esse processo não vai andar?" 


Acompanho alguns foruns e participo de um grupo de Recife que se reúne algumas vezes, o Québec no Parque. Vejo posts de várias pessoas, algumas otimistas, outras pessimistas. Procuro manter o otimismo, mas vivo em uns altos e baixos, pois tem momentes que dá um desânimo (a maioria das vezes, isso dura somente uns 5 minutos - ufa, ainda bem).


Quando entramos nesse processo, deixamos de planejar nossa vida aqui. Tudo é para "quando eu estiver no Canadá... etc, etc, etc". Com isso vem todos os seus planejamentos financeiros, profissionais e emocionais.


O lado bom é que pelo menos vamos curtindo mais nossas famílias e amigos, mas tem momentos que queremos viver os desafios e as agonias que com certeza iremos enfrentar. É uma pausa (espero que breve) que faz com que aprendamos a exercitar nossa paciência.


Para aqueles que acompanham meu processo, estou entrando agora em abril/2011 no meu 9o. mês da Etapa Federal, aguardando o bentido Pedido de Exames Médicos.


No momento, a informação oficial é que o Canadá implantou esse ano (porque ESSE ano?) um novo sistema de informática para o processamento de vistos, e esse novo sistema está apresentando problemas em alguns países.


O tempo de processamento dos vistos de Residência Permanente (o meu caso), aumentou para 14 meses. Neste caso, a previsão é de estar com o visto em mãos em meados de setembro, dependendo somente do consulado. Assim minha previsão de viagem fica para o final de setembro.


Como a esperança é a última que morre, e o otimismo nunca me abandona, espero que esses problemas no sistema que estão acontecendo desde janeiro sejam resolvidos, e que recebamos entre abril e maio os pedidos de exames médicos, para assim eu poder viajar em agosto, como estou querendo (pegando ainda um finalzinho do verão).


Mas, que seja o que Deus quiser! (Espero que Ele queira que eu vá logo... rsrsrssrrsrs...)


Assim que tiver mais notícias (espero que seja logo), coloco aqui.


Á bientôt!!!

6 comentários:

  1. ÔÔÔ, carinha de cahorrinho abandonado.
    Espera mais um pouquinhoa amigo...

    Abração,
    Diaiorcanadabrasil.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Sei não Luciano....
    o pessoal de MARÇO ainda não recebeu os exames...eu acho que 14 meses é o tempo de espera pra RECEBEr os pedidos, não pra ter o processo finalizado. Acho que em maio sai os exames do pessoal de março e assim por diante. Sou de junho e acho que estarei com o visto em mãos em outubro/novembro...Infelizmente, já me preparo para o pior....
    Abçs

    ResponderExcluir
  3. Pois é pessoal!

    Realmente pode ser 14 meses para receber os pedidos, mas prefiro esperar que sejam 14 meses para finalizar o processo. :)

    Sei que vou quando tiver que ir, mas estou cansado daqui, e quero muito ir esse ano!

    Quem sabe esse meu otimismo não atraia? Pelo menos ajuda a passar o tempo. rsrsrsrssrs


    Abração galera, e vamos nós!!! Esse ano sai!!!! EXAMES e VISTO!!!!

    ResponderExcluir
  4. Oi Luciano, também estamos no federal, em abril completamos 7 meses. Me solidarizo completamente com você, está dificil agüentar o emocional nesta fase, as "cobranças" da família e dos amigos, complicado isso.
    Mas sou do time do pessoal positivo, acho que em breve normaliza tudo, e estaremos com nossos vistos!

    abraços
    Rosi

    ResponderExcluir
  5. Pois é Rosi!

    A gente tem momentos de altos e baixos. Como você disse, as "cobranças" são complicadas e ainda tem o pessoal que é só conhecido e fica com piadinhas.

    O que eu acho pior é não poder ocntar com uma data certa: 10, 12, 14, 16 meses, podendo se estender? É pauleira isso, uma vez que não se trata de uma coisa simples, mas sim de uma mudança grande em nossas vidas.

    Mas, como você, prefiro acreditar que tudo irá se normalizar. Pelo menos esse tempo tem me feito refletir bastante, e hoje, mais do que nunca, sei o quanto quero ir para lá, não importa o tempo que demore. Hoje, li na comunidade "Quero ir para o Québec", relatos de pessoas que estão pensando em desistir, que talvez não queiram mais ir quando receberem o visto.

    Eu fiquei muito contente em perceber que eu não penso assim e isso nunca passou pela minha cabeça. A certeza de minha ida está ainda mais consolidada.

    Vamos em frente, e sorte para nós, para que nosso processo volte a andar e nós possamos lembrar dessa época como algo interessante de aprendizado para nossas vidas.

    Abraços,

    Luciano

    ResponderExcluir
  6. É o mesmo desconforto que temos, a falta de data certa, porque afinal, todos que nos rodeiam nos questionam sobre isso…

    Também acompanho a comunidade do orkut, e tive a mesma sensação que a sua, não passou nenhum momento de desistir, sabe, olhando essa situação, acho importante que o processo seja demorado assim, para amadurecer a idéia, e infelizmente se muitos não aguentam a “pressão da espera” nesse momento, imagina como vai reagir lá quando não conseguir um emprego, ou descobrir que o francês não está tão bom como pensava. Me incluo nisso também, porque lendo minhas primeiras postagens, (qdo comecei o processo) pude observar como eu era “ingênua” para muitas coisas….hehe

    E seguimos… Força para nós! Em breve, muito em breve estaremos todos lá!
    Abração
    Rosi

    ResponderExcluir