quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Cidadania

Cara, como o tempo passou rápido! Parece até que foi ontem que comecei todo esse processo de imigração!

Ainda lembro como se fosse ontem minhas pesquisas sobre o processo de imigração, a comunicação para minha família, amigos e para meu chefe no trabalho. E hoje estou aqui há pouco mais de 3 anos!
Então, seguindo mais uma etapa de meu processo de integração aqui no Canadá, quando completei 3 anos (ou 1096 dias), eu mandei meu processo para a cidadania.

O processo é bem meticuloso. com muitos pequenos detalhes. Eu tive que separar os documentos, preencher o formulário, revisar, pedir para revisarem o formulário (obrigado Wagner Júnior e Michaël por me ajudarem), rever os documentos, revisar o formulário novamente, rever os documentos novamente e finalmente enviar.

Como algumas pessoas têm me perguntado, aqui vai como aconteceu comigo: primeiro, fui ao site de Imigração do Governo Federal (http://www.cic.gc.ca/english/citizenship/become.asp), fiz o download do formulário e verifiquei os requisitos.

Com relação ao preenchimento do formulário não tem muito problema, somente tomei cuidado para não deixar nada desnecessário em branco (Júnior me deu a dica de colocar N/A ou S.O. se fosse em francês).

Uma coisa meio chata do formulário é o histórico de tudo que você fez nos últimos 4 anos. Temos que colocar datas, cidades, instutuições de ensino e empresa que trabalhamos e até se estamos desempregados.

Com relação aos documentos, o Checklist ajuda muito para lembrar de tudo. Os detalhes como sempre são importantes e algumas dicas que deixo aqui (alguns amigos como Tiago e Ana me falaram de suas experiências):

  • Foto: tem que ter data, nome do fotógrafo/empresa e endereço onde a foto foi tirada, além de nosso nome
  • Comprovação de língua francesa ou inglesa: além do diploma/certificado, é preciso mandar também o boletim de notas. Eu mandei tudo que eu tinha (achei melhor pecar pelo excesso): Diploma/boletim da Francisação, Cartas de curso de Francês e Inglês que fiz, Certificado/notas do Programa Explorer que fiz na Ilha do Príncipe Eduardo, além de meu diploma e boletim da HEC.
  • Calculadora: o site tem uma calculadora online (https://eservices.cic.gc.ca/rescalc/resCalcStartNew.do?&lang=en&_ga=1.78874258.768796177.1411656876) onde nós podemos colocar todo o período que estamos aqui, além dos períodos de viagem fora do país e que diz se nós atendemos os requisitos. É preciso verificar se toda a informação está no papel, inclusive a assinatura e a data
O pagamento eu fiz online e precisamos imprimir o recibo com o código de barras.

Nós também podemos acompanhar o processo on-line (http://www.cic.gc.ca/english/my_application/status.asp) usando o número de client (UCI). No meu caso, eu só pude ver 1 mês após receber a carta.

Fiz o download do Guia de estudo Discover Canada (http://www.cic.gc.ca/english/resources/publications/discover/index.asp) e também o aplicativo para celular Canadian Citzenship Quiz (http://citizenshipcounts.ca/) para estudar e agora é somente aguardar o dia do teste e da entrevista!

Vamos lá que daqui a pouco serei cidadão Brasileiro e Canadense!

4 comentários:

  1. Parabens Luciano, fico muito feliz de ter participado de uma parte dessa sua jornada. Grande abraco e sucesso!

    ResponderExcluir
  2. Ola Luciano, eu gostei muto do teu depimento em respeito ao preocesso de cidadania canadense. Eu gosta muito de uma orientaçao sua a respeito dos documentos... melhor dizendo o resultado do teste TCFQ. Eu gostaria de saber se eu devo enviar o resultado original do teste ou uma copia?

    ResponderExcluir
  3. Oferta de empréstimo rápido.
    Eu tenho um capital que será usado em particular a curto e longo prazo de EURO 2000 a EURO 1.000.000 para qualquer pessoa séria querendo este empréstimos de empréstimo. 4% de juros no ano, de acordo com a quantidade de pronto porque sendo específico eu não estou violando a lei de usura. Você pode pagar Maxim em 3 a 25 anos, dependendo da quantidade de pronto. É para você ver para pagamentos mensais. Pergunto-me como um reconhecimento de dívida certificada manuscrita e também alguns documentos para fornecer. Aqui está o meu endereço de e-mail. rosanachevalier56@gmail.com

    ResponderExcluir
  4. Prezados Senhores(as),

    Solicito; com toda educação, o envio de um e-mail específico ao qual eu possa entrar em contato alguns meses a frente.

    Obrigado pela atenção dispensada à esta mensagem.

    Fernando Tavares
    ww.tavarestraducoes.com.br

    cadmet@bol.com.br

    ResponderExcluir