domingo, 12 de fevereiro de 2012

Grandes Novidades!!!!

E aí galera! Tudo blz?


Vou fazer um post rápido para contar as novidades. Lembram que eu postei há pouco tempo que estava meio cheateado por não ter pego a francisação do governo?


Pois bem, sábado eu fui conhecer Ville de Québec graças a Marcos e Jônatas. O curso de francês ofereceu uma viagem para conhecer o carnaval de lá por um preço baratinho e eles podiam convidar algumas pessoas. Assim foi também Liliana e Alana, uma amiga dela do trabalho.


A viagem foi ótima! O ônibus bem confortável, o papo rolou durante toda a viagem e nem preciso falar da cidade, que é realmente muito bonita (e olhe que eu não vi quase nada). Marcos foi nosso guia e nos mostrou o que pôde no tempo que tínhamos. Estava bastante frio, mas valeu a pena cada minuto.


Assim, quando estávamos terminando o almoço lá, recebi uma chamada do MICC. A francisação tinha começado no dia 06 Fev 2012, porém tiveram desistências e me chamaram para estudar na UQAM. Acho que minha tática de fazer a cara do Gato de Botas surtiu algum efeito rsrsrssrssss. Fiquei super contente! 


No domingo, Renzo (Peru), Nelson (Venezuela), Ramis (Líbano), Leonel e Fredson (Brasil) vieram aqui em casa para uma boa soirée. Leonel teve que sair logo porque ia voltar para Ville de Québec e Fredson saiu com ele porque estava cansado. Ramis ficou até uma certa hora, mas Rezon e Nelson ficaram até meia-noite, e foi realmente muito bom!!!


Hoje (13 Fev 2012), comecei a estudar na UQAM pela francisação e gostei demais já no primeiro dia. É mais puxado, porque é o dia todo, mas ao mesmo tempo é estimulante! 


Quando cheguei em casa para pegar o material para o curso de inglês, outra surpresa: recebi uma carta da HEC e fui admitido no programa de Certificado! Eu pensava que ia receber a carta somente em março, mas recebi logo, então já vou correr atrás de bolsa. 


Assim tudo corre do jeito que eu estava pensando: Francisação até abril, Certificado em Marketing começando em Maio e um ano de muito estudo e dedicação! Só falta agora encontrar um trabalho temporário para completar :)


Obrigado a todos pelo pensamento positivo e pelas orações! Podem ter certeza que está dando certo e que eu sinto daqui!


Assim que tiver nouvelles, eu posto aqui!


Á bientôt!!!!

6 comentários:

  1. Parabéns Lu! Muito animadoras as notícias de que tudo está correndo super bem!! Felicidades ever =)

    ResponderExcluir
  2. Parabéns. E que venham outras muitas boas notícias.

    Abração.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Lu, isso é só o começo das coisas boas que irão acontecer.... Beijão

    ResponderExcluir
  4. Valeu Helen, Marcos e Fafá!

    Contar com o apoio de vocês é sempre muito importante para mim!

    Abração!

    ResponderExcluir
  5. Oi Luciano, blz? Vc sabe se tem início de turma para a francisação todo mês? Procurei bastante mas não achei informação sobre as datas de início das turmas. Vc sabe onde eu poderia encontrar esse calendário?? Valeu! Abc

    ResponderExcluir
  6. Olá Helen!

    Olha, a francisação é por sessão (printemps, été, automne e hiver), mas a entrevistas de nivelamento ocorrem a todo tempo. A matrícula depende de teu nível e se tem vaga.

    Existe o calendário para o tempo parcial (http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/fr/langue-francaise/apprendre-quebec/temps-partiel/duree-horaire.html) e para o tempo completo (http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/fr/langue-francaise/apprendre-quebec/temps-complet/duree-horaire.html).

    O tempo completo é através do MICC, eles escolhem o local e tudo. Já o tempo completo é através do estabelecimento. Você vai no período de matrículas, faz o nivelamento e aí eles matriculam você.

    O calendário é até o printemps (completo) ou été (parcial). Depois, quando começar a sessão é que eles vão colocar o de 2012-2013.

    Abração!

    ResponderExcluir