domingo, 5 de fevereiro de 2012

Andanças do Dia-a-dia

Putz galera!


Faz tempo que não passo por aqui para dar notícias. A última vez que postei foi no começo de dezembro! Pense!!! Peço perdão para aqueles que acompanham, mas foram as adaptações de minha vida aqui.

É incrível como eu estou completando 3 meses agora (08 Fev 12), mas eu sinto como se estivesse aqui há muito mais tempo. Não sei explicar como é isso rssrsrsss

Bem, depois do último post, o mês de dezembro foi mais para preparação. Aqui, pelo que notei, muita coisa vai parando para as festas, então, se você não tem um nível de inglês satisfatório para trabalhar em comércio, fica meio sem muita entrevista na sua área. É época de confraternizações.

Assim, eu continuei estudando na Francisação en ligne e continuei a curtir a cidade. Comprei um par de patins para aprender a patinar e desde então tenho levado muitas quedas, mas tem sido divertido, afinal, se aqui a maior estação é o inverno, então temos que aproveitar. Eu quero aprender a esquiar também, mas tive que levantar custos e pensei: patins é mais barato que material de ski. Além disso, na cidade eu posso patinar em vários parques sem pagar. Se eu quiser esquiar, tenho que ir de carro com o material para uma montanha ou então alugar o material lá, e isso fica bem mais caro, então, deixa para o próximo ano rsrsrsss.


No dia 17 de dezembro fizemos um encontro virtual do Québec no Parque. A galera lá em Recife e nós aqui em Montréal, no apartamento. Conectamos nossas cam's pelo skype e fizemos todo o encontro juntos. Foi muio legal! 


O natal foi ótimo, além de Tiago, Ana, Liliana, Ignacio e Leonel, vieram também um casal de Minas, Vanessa e Lydston com seu filho Gabriel e fizemos uma boa ceia com direito a peru e tudo. Foi muito bom estar com todos aqui no apartamento. No ano novo, foi o mesmo. vieram todos para cá, ceiamos e depois fomos ver os fogos no Vieux Mont-Royal. Detalhe: perdemos a hora, então nossa virada de ano foi no metrô! rssrsrsrs Mesmo assim, conseguimos ver os fogos ainda e curtimos um show que tinha por lá.


No mês de janeiro, comecei realmente a ter mais compromissos. O curso de inglês na High School of Montreal Adult Center começou à noite no dia 09 Jan 12 e o de francês no Centro Lartigue começou pela manhã no dia 10 Jan 12. A gente pensa que não, mais isso ocupa bastante seu tempo. 

Fui à um rendez-vous no Centre Jeneusse-Emploi e tive uma excelente orientação lá. Depois de fazermos uma série de modificações em meu CV, começamos a planejar o que eu poderia fazer. Ela foi bem realista: apesar de minha formação em Administração de Empresas, eu tenho experiência na área de marketing, então é bem mais fácil ir para essa área, até porque é uma área que eu gosto.

A questão é que Marketing é comunicação, e eu preciso do francês E do inglês fluentes, para poder conseguir uma colocação. Procuramos então uma estratégia e chegamos à seguinte conclusão: eu devo continuar estudando o francês e o inglês. Vou fazer um Certificado (AEC - Atestado de Estudos Colegiais) no HEC em Gestão de Marketing, que dura 1 ano e começa no verão (maio). Pego uma bolsa integral para estudar e complemento com empregos "alimentares" para complementar a bolsa.

Assim, fiz a tradução dos documentos (recebo agora na terça-feira 07 Fev) e faço o pedido de admissão. Para este certificado, eu não preciso fazer a Evaluação Comparativa, somente apresentar meu diploma, histórico escolar, certidão de nascimento (todos esses traduzidos para o francês ou inglês), meu CV, além da cópia de minha Carteira de Residente Permanente (que chegou agora em Janeiro) e do meu CSQ. Em 4 semanas no máximo recebo a resposta e posso dar entrada na bolsa para começar em maio.

Achei uma boa estratégia. Irei me sacrificar um ano, mas no próximo ano estarei com 1 BAC em administração, a fluência no inglês e francês, além de um Certificado de Gestão de Marketing em uma escola bem reconhecida. Vai duro vencer a questão do idioma para aprender em outra língua, mas vamos lá! Estamos aqui para isso!! 

Recebi a notícia que não terá vaga para mim na Francisação Tempo Completo para essa sessão. Foi algo que me deixou meio chateado, afinal desde novembro que dei entrada. Fui lá, expliquei que precisava porque iria começar um certificado no verão, mas a prioridade é para casados com filhos. Então vou continuar no Centro Lartigue e pegar um emprego à tarde para ajudar a pagar as contas.

Quanto ao lazer, tem sido mais patinação. Eu tive que parar a natação porque período de festas o horário fica meio doido, mas na semana passada recomecei a nadar lá no Centro Comunitário onde a escola que eu estudo aluga uma sala. Chego umas 7h20, sigo o programa de natação que Rafa passou, e sigo direto para a sala. Isso dá um gás maior.

Ontem (04 Fev 12), teve uma festa de aniversário de Vicente, o marido de Luciana Rivas. Foi muito bom, um monte de brasileiros falando sobre as coisas do dia-a-dia daqui e depois recebi uma ligação de uma galera do curso de francês para uma soirée (2 mexicanos, 1 cubana, 1 brasileiro - eu - 1 peruano e 1 venezuelano). Foi muito também! Ri pacas, a conversa começava no francês, metia inglês no meio e descambava às vezes para o espanhol. Pense numa onda! rsrsrss



Ah, no dia 13 de janeiro chegou pelos correios o cheque do reembolso do francês que fiz no Brasil. Não sei se tinha falado, mas o documento da Aliança Francesa chegou no dia 21 Dez 11. Eu fui no mesmo dia no MICC, dei entrada em tudo e, no dia 23 recebi uma carta dizendo que tinha direito ao valor e que iria receber o cheque. Quando chegou, fiz o depósito e fiquei muito feliz por tudo ter dado certo e ter chegado.

É isso galera, meio que na correria para definir e resolver as coisas. Assim que surgir mais novidades eu posto aqui.

Abração e à bientôt!

4 comentários:

  1. Que massa Lu,

    Estamos torcendo por vc pra que tudo dê certo.
    É assim mesmo, este ano será um tempo de semear e depois de colher os frutos.
    Te admiramos muito meu amigo!!!

    ResponderExcluir
  2. Valeu, Dani e Sandro!

    Agradeço de coração toda a força que vocês sempre passaram para mim.

    Também torço muito por vocês. Tudo acontece no tempo certo para todos nós.

    Vai chegar o dia em que estaremos lembrando dessa época como momentos que nos ajudam a crescer!

    Abração!

    ResponderExcluir
  3. Muito bom seu post Luciano!
    Acompanho sua jornada pelo Face tb, muito legal saber como está sendo sua adaptação em Montreal... todas as dicas são devidamente anotadas e de grande valor! Já tenho o passo-a-passo do que fazer assim que chegar... Parabéns =DD

    ResponderExcluir
  4. Valeu Helen!

    Que bom que eu estou podendo ajudar em alguma coisa. Engraçado que há pouco tempo atrás era eu quem lia esses blogs e ficava ansioso por novas informações. Hoje eu vejo porque o pessoal demorava a postar.

    Mas a gente só vê mesmo quando está vivendo a imigração, porque é algo diferente. Você sabe que é algo para viver longtemps aqui, então é ben diferente de viagens de estudos, intercâmbio ou turismo, eu penso.

    Se você precisar de alguma coisa que eu puder ajudar, é só falar!

    Abração!

    ResponderExcluir