quarta-feira, 14 de setembro de 2011

14 meses... Palavras da vez: Perserverança e Paciência!



Chegamos ao mês de setembro e, ao chegar a 14º mês de Processo Federal, eu começo a fazer uma análise do processo de imigração baseado na minha pequena experiência até o momento.


Eu passei por várias fases durante o processo. Primeiro, teve a fase da euforia e do otimismo, afinal o Processo Federal demorava o que? 6 meses para concluir? Claro que esses sentimentos foram baseados em minha experiência no processo provincial. Eu comecei a estudar francês em Setembro de 2009 e só podia dar entrada no processo de Québec quando estivesse no nível intermediário, então danei a estudar com um professor particular. Como o objetivo era dar entrada o mais rápido possível, o estudo foi intenso. Em março (6 meses depois), eu estava pronto para o nível da entrevista. Dei entrada nos papéis no começo de março de 2010 e, no final do mês de março eu recebi a convocação para a entrevista em 17 de junho (3 meses apenas! Oba!!!!) Nervosismo à flor da pele até receber o bendito CSQ!


Assim, dei entrada em julho de 2010 no processo federal, na esperança de finalizar o processo em janeiro ou fevereiro deste ano de 2011 e partir em março. Primeira ilusão! Problemas no consulado (rumores dizem que era problema de mudança de sistema, não sei se um dia saberemos o que realmente aconteceu) ocasionaram atrasos. Somente no final de abril/começo de maio o pessoal recebeu os pedidos de exames médicos juntamente com o pedido de envio de passaporte. Segunda fase: paciência e esperança.


O processo que durava 6 meses em média, passou para uma média de 14 meses. A galera que deu entrada em junho de 2010 só recebeu nesse mês de maio (e nem todos de junho, somente uma parte).


Bem, mas como sou um grande otimista, liguei para o consulado e, após falar com Maura, recebi a resposta: 


"Seu processo foi pré-analisado, e encontra-se com o oficial de imigração para revisão. Por favor, aguarde"


Empolgado, fiz atrás dos exames médicos e saí adiantando tudo! Reservei as passagens por milhas para o dia 27 de setembro e saí organizando tudo no trabalho.


Passaram os meses de julho e agosto, e nada de notícias. A empolgação começou a esmorecer. Mas a fé continuava! No começo deste mês, percebi que tinha que ser realista. Nada de notícias, não conseguia falar com eles pelo telefone, então, prorroguei a passagem e só consegui vaga para 07 de novembro! Putz!


Durante esse período, eu percebi uma coisa: em nenhum momento, eu pensei em desistir! Pelo contrário, a cada dificuldade, a cada falta de notícias, a minha certeza e vontade de imigrar ficou cada vez mais forte.


Ontem eu mandei um email para lá pedindo informações e, para minha surpresa, recebi um uma resposta. Só que a resposta foi a mesma de junho, com as mesmas palavras. Deu vontade de responder: ainda? a mesma resposta?


Mas, pensando melhor, resolvi ficar quieto. Não vai adiantar nada mesmo, até porque eu não confio no que o consulado diz. Só acredito nas ações, quando receber a correspondência.


Tudo tem seu tempo certo, e o que eu tinha que fazer eu já fiz. Agora é cultivar mais a paciência. Estou em paz, tranquilo, esperando os acontecimentos. Este mês de setembro é meu último mês de trabalho. Começam as despedidas. E o mês de outubro será de estudos. Sem trabalhar, poderei me dedicar mais ao estudo do inglês e do francês. Assim estarei mais preparado quando chegar por lá.


Que seja o que Deus quiser, no tempo Dele. Vamos aguardar e esperar que eu não precise adiar novamente a passagem e consiga viajar ainda este ano! 

13 comentários:

  1. estamos na mesma situação, completamos este mês os 12 meses... a mesma resposta a Maura nos deu...

    ResponderExcluir
  2. Oiiee

    Gostei muito do post. Nós também estamos no processo, e já fizemos os exames médicos. Também estamos aguardando o consulado.
    Vamos ter pensamento positivo que tudo vai dar certo.

    Abraços
    Cindy
    www.demalaecuiaparatoronto.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. É Luciano....
    esperar é o verbo da vez. Estou há 15 meses e até agora nada. A PERGUNTA da vez é: até quando???
    Priscila

    ResponderExcluir
  4. Boa Tarde

    Gostei muito desse post você tem o contato desse Professor ou Professora particular de Francês eu seria muito grato.

    Estefan
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  5. Muito obrigado, Cindy!

    Pois é, estamos na mesma situação! Vamos manter esse pensamento positivo! Não quero adiar a passagem novamente! rsrssss

    ResponderExcluir
  6. É mesmo, Priscila! Até quando?

    Só espero não ser o primeiro que vai passar de 16 meses! Ainda tenho esperança que os pedidos cheguem até outubro!

    ResponderExcluir
  7. Grande Estefan!

    O nome dele é Patrick Lavergne (lavergne@uol.com.br) e o telefone é (81) 8871 2086.

    Ele dava aulas lá no Espinheiro, perto da Av. Agamenon Magalhães (na altura do CREA). Eu gostei bastante do método dele, mesmo sendo mais caro que os preços habituais.

    Precisando de ajuda, é só falar!

    ResponderExcluir
  8. Pois é Luciano,
    recebi ontem uma resposta do consulado à minha pergunta (se meu dossier ainda estava na fila para análise de antecedentes) que dizia:

    Prezada Priscila,

    Em breve você receberá correspondência nossa lhe indicando o próximo passo.

    Saudações,
    The Visa Section / La section des visas
    Consulate General of Canada

    já é alguma coisa ne?resta saber se esta corresp ja foi enviada, sera enviada e/ou quando chegara (com esta greve dos correios vai saber!!!)
    Abçs

    ResponderExcluir
  9. Olha aí, Priscila! O negócio agora vai sair! Vamos torcer que essa greve não vai demorar e os pedidos de exames vão chegar até o final do mês, junto com o pedido de passaporte!

    Abração!!!

    ResponderExcluir
  10. Luciano,
    voce não tentou entrar em contato (ligacao/email) com o consulado nao?! Só pra saber se vem esta respostinha padrao daí de cima?heheheh
    Quero saber se alguem ja sabe SE as cartas ja foram postadas ou QUANDO serão postadas ou se esta é a nova resposta padrao e novas cartas só daqui a uns 2 meses!!!!
    Priscila

    ResponderExcluir
  11. Ainda não tentei, Priscila, já que tiveram outras pessoas que entraram em contato e receberam a mesma resposta que você.
    Estou mais esperançoso, pois no dia que você postou isso, meu endereço residencial sumiu do e-cas(e o de João/Anita também) e na quinta voltou novamente, então, pode ter sido a emissão dos pedidos (a gente se agarra a qualquer coisa, não é mesmo? rsrsrsrs)

    Vou enviar um email na segunda para ver se recebo a mesma resposta que vocês.

    ResponderExcluir
  12. É Luciano,

    parece que voce vai ter de adiar mais uma vez a sua passagem... recebi um e-mail do consulado hj (eu escrevi perguntando se minha correspondencia ja havia sido postada e eis a resposta):
    Prezada Senhora,

    A correspondência ainda não foi postada e, ademais, os Correios estão em greve, agradecemos por aguardar e manter sua correspondência a um mínimo.

    Saudações,
    The Visa Section / La section des visas
    Consulate General of Canada

    ResponderExcluir
  13. Bem, temos que ter esperança!

    Eu li que a paralisação está em 19% somente e quem sabe não acabe quando menos esperarmos.

    E, se tiver que adiar novamente, é o jeito, não é? Não é possível que eu não consiga ir esse ano! rsrsrsrssrs

    ResponderExcluir