quarta-feira, 21 de julho de 2010

Documentação Federal Enviada!!!!

Putz, galera!


Finalmente, depois de um mês de ausência, trago novidades!!! 


A documentação foi enviada finalmente no dia 17 de junho, 1 mês após a entrevista! E o sedex foi recebido ontem à tarde pelo Consulado. Foi um mês meio complicado após a entrevista, com muito trabalho e também revisando, pesquisando e revisando novamente os formulários para enviar tudo certinho!


Após chegar de viagem, tratei de providenciar os Antecedentes Criminais. Primeiro, tirei o da Justiça Federal, que foi tranquilo pelo site (http://www.jfpe.gov.br/). 


Depois, ao tentar tirar minha certidão negativa na Polícia Federal, deu bronca! Putz, pensei: lascou! Falei então com um amigo meu da natação que é da PF e ele disse que era só devido à atualização de endereço. daí atualizou e tirou para mim.


Em seguida, fui à Delegacia para tirar os Antecedentes da Polícia Estadual. Foi rápido, lá no Rapidinho.


Fotos já tiradas, atestados na mão, faltava preencher a documentação. Caramba, muita coisa para responder. Vou colocar aqui umas dicas que peguei em vários blogs que consultei, acrescentando minhas observações.


Primeiro, fui ao site http://www.cic.gc.ca/francais/immigrer/quebec/demande-trousse.asp e fiz o download das instruções do escritório de imigração (formulários FQ7 - Demande de résidence permanente au Canada / Guide pour les travailleurs qualifiés du Quebec e o F37134 - Guide à l'intention des travailleurs qualifiés / Instructions spécifiques du bureau des visas). Através deles, eu descobri que precisava preencher e enviar 3 formulários:

  • IMM008F - Demande de Résidence Permanente au Canada
  • IMM008F_1F - Annexe 1 - Antécédents / Déclaration
  • IMM008F_5F - Annexe 5 - Déclaration d'intention de résider au Québec / Immigration Économique
Após o download, fiz o download do programa Foxit Editor PDF para preencher e salvar os formulários no computador em PDF.

No Formulário principal (Demande de Résidence Permanente au Canada), preenchi o seguinte:
  • Na primeira pergunta "À titre de membre de quelle catégorie faites-vous votre demande?", coloquei em autre "Travailleur qualifié sélectionné par le Quebec"
  • Como vou sozinho (quer dizer, vamos eu e Deus, mas isso eles já sabem... rsrsrsrss), respondi "1"  na pergunta sobre quantas pessoas da família são incluídos na requisição
  • Na lingua de preferência, coloquei Francês para correspondêncie e para entrevista, se for necessário
  • O escritório para tratamento da requisição: São Paulo
  • Nom de familie: meu sobrenome completo
  • Prénom: meu nome
  • Sexo, Data de nascimento, local de nascimento, País de cidadania e de residência, língua materna, preenchi tudo
  • Na pergunta seguinte, respondi que a lingua que utilizo mais frequentemente é o francês, já que nem francês nem inglês são minhas línguas maternas.
  • Altura, cor dos olhos, respondidos passei para situação situação familiar (jamais marié) e se eu já tinha sido casado ou com união de fato (Non)
  • Em escolaridade, contei os anos a partir do primeiro grau menor e o nível mais elevado, Baccalauréat.
  • Coloquei que estou desempregado no momento, pois não trabalho com comprovação atualmente.
  • Preenchi endereço atual, números de telefone, dados do passaporte, número do RG  e onde eu pretendo morar (Laval, Quebec)
  • A outra página eu deixei em branco, pois o requerimento é somente para mim.
  • Não precisei assinar nada.


O formulário seguinte eu demorei um pouco para preencher pois tive que tirar muitas dúvidas.

  • Marquei que sou requerente principal e preenchi meus dados sobrenome, nome, data de nascimento, país onde resido, status no país (citoyen), sobrenome, nome, data de nascimento, cidade e país onde meu pai e minha mãe nasceram
  • O item 9, respondi não a tudo
  • Escolaridade, coloquei a quantidade de anos de cada etapa e preenchi na tabela o ano e mês de início e término, nome da escola/universidade, cidade/país e certificado/diploma emitidos do secundário e da universidade
  • No item 11, coloquei em ordem decrescente o períodos, atividades, cidade/país e empresa/universidade desde os meus 18 anos (precisei de 2 folhas)
  • No item 14, como eu servi no CPOR e fiz meu estágio militar no Parque Regional de Manutenção, coloquei os períodos, setor de serviço, quartel, nome do comandante na época e a graduação (aluno e Aspirante)
  • No item 15, coloquei os períodos e endereços onde morei a partir dos 18 anos de acordo com o que eu tinha colocado no formulário de Quebec.
  • Assinei e datei a folha seguinte (só a parte de cima)
O formulário seguinte, não tinha o que fazer, somente sobrenome e nome, data de nascimento, datar e assinar.

Liguei para o Consulado em São Paulo, confirmei o valor e fiz o depósito de R$ 925,00 referente à taxa de abertura do processo.

Demorou um pouco, mas foi! Agora é esperar e esperar e esperar... (rsrsrssrs)

Assim que receber as confirmações atualizo com as informações

4 comentários:

  1. Ola Luciano.
    Achei teu blog no orkut....Faco parte de algumas comunidades referentes ao assunto de teu blog. Eu e meu marido pretendemos imigrar em 2011. Iniciei o frances ha pouco tempo e to na pesquisa sobre tudo.
    Em relacao a essa taxa de 925 reais ela eh p/ cada membro ou no caso de conjuges eh valida p/ ambos?
    Obg e boa Sorte.Ariel

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  2. Olá Ariel!

    A taxa é de 925 reais é realmente para cada um. No caso de filhos dependentes menores de 22 anos, é que a taxa é menor, de 250 reais.

    Claro que eles estão sempre atualizando estes valores. Você pode dar uma conferida aqui no site http://www.canadainternational.gc.ca/brazil-bresil/visas/fees-frais.aspx?lang=por

    E precisando, é só falar (ou postar rsrssss)!!!

    Obrigado pelo desejo de boa sorte e boa sorte para vocês tb!

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  3. eu sou jean baptiste, galera me explica eu mandei o meu documento no dia 09 de dezembro 2011 para escritorio de imigração em são paulo porque não sabia de mudança de endereço para SYDNEY NOUVELLE ECOSSE,ATÉ dia de preenchimento dos documentos não ve lugar nenhum que falou de mudança de endereço para SYDNEY.GENTE o que vocês podem me dizer?
    muito obrigado e Boa compreensão anticipandamente.

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  4. Jean Baptiste,

    Eu acho que eles devem encaminhar para o escritório de lá, mas entra em contato com eles através do telefone ou do email que tem disponível no site para pegar uma informação mais oficial.

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