segunda-feira, 30 de abril de 2012

Descobrindo cada vez mais e mais...



Salut, pessoal!


Putz, a última vez que escrevi por aqui foi há mais de 1 mês! É como eu escrevi no Facebook quando eu completei 5 meses. Ao mesmo tempo que eu dizia "Putz, 5 meses já!?!", eu dizia também "5 meses, só?". Muita coisa tem acontecido aqui e a gente acaba focando em outras coisas que acaba esquecendo. Até de escrever no Blog rsrsrssrsrs. Então, como dizia Jack, o estripador, vamos por partes rssrsrrs...


No final de março, eu fiz as provas da sessão de inverno do inglês, e tive uma grata surpresa (fiquei com a marca 97, juntando os testes de redação, gramática, compreensão de texto e entrevista oral), afinal estudar francês e inglês ao mesmo tempo e ainda falar e escrever em português não é fácil. Às vezes acabo realmente esquecendo as coisas (perguntaram quem era a Presidente do Brasil e eu esqueci o nome de Dilma rsrssrsrs), não por querer, mas com a mente voltada para 2 línguas e tantas outras coisas daqui, acontece. 


Daí, não pude continuar para a sessão de primavera, porque ela vai até junho, e eu estou começando as aulas na HEC agora em maio, então não valia a pena ficar somente 1 mês. Além disso, terei uma disciplina de Inglês de negócios lá, então acaba compensando um pouco.


Em seguida, continuamos a Francisação. Já disse isso antes, mas reintero: a francisação é realmente uma experiência espetacular. Neste mês de abril, fomos para o Museu de Belas Artes e para o Parlamento, em Québec. Além das visitas exuberantes, estar em uma interação com os outros imigrantes, é algo único! No nível 3 da UQÀM, tem uma atividade superinteressante para destravar ainda mais o francês, que é a Liga de improvisação. Nos ficamos em grupos e eles dão temas na hora que devemos encenar em francês, bolando a estratégia em 30 segundos, e "disputamos" (ou nos divertimos) com outras turmas. Muitas vezes temos que desenvolver o tema junto com eles. É muito bom! 


Mas tudo tem seu tempo, e a francisação terminou agora dia 20 de abril. Tivemos 3 dias de testes (redação, gramática, compreensão de texto e discussões em equipe para avaliação oral). o resultado vem pelo correio, então ainda não sei como foi (acho que tenho muito que melhorar, mas no geral penso que fui bem).


Na outra semana (dia 24), tivemos a inscrição e teste para o atelier de Comunicação Oral, mais voltado para quem terminou a francisação e focado em desenvolvimento de compreensão (principalmente com o "sotaque québécois") e para aprender ainda mais a falar. O teste não é fácil, mas também não é um bicho de 7 cabeças. Segundo informações "extra-oficiais", eu tive uma aproveitamento de mais de 80%, então estou contente :)! O atelier será de segunda a quarta e eu escolhi o horário da manhã (9h às 12h) para não conflitar com a HEC.


Por falar em HEC, o bicho já está pegando! Eu comecei a estudar desde março com o programa que estava no site, mas essa semana postaram todo o material, as aulas extras para trabalhos práticos, as estruturas dos trabalhos, as provas antigas, putz!! É coisa pra caramba! Um amigo daqui perguntou umas 3 vezes o que eu estava fazendo e as 3 vezes eu estava estudando, daí ele disse: "Como a gente fala Nerd em português?" srsrsrsrsrs Fora a galera do Brasil que chama para ir para os cantos e eu não vou porque estou focado em algum estudo (prova de inglês, prova de francisação, preparação para facul... tá f... rssrssr)


Algumas pessoas me perguntaram a respeito de bolsa de estudos e como pode ser dúvida de outros, vou postar aqui. Eu pedi a chamada "Ajuda financeira aos estudos", onde você recebe o valor das taxas de escolaridade como empréstimo para reembolsar o governo depois (como o FIES) e recebe também uma bolsa se você estudar tempo completo, em um valor que varia de acordo com sua situação (solteiro, casado, filhos, renda anterior, etc). Todo estabelecimento de ensino tem um departamento de Auxílio aos estudantes, e vale para todo tipo de ajuda, orientação para tudo. Depois que eu fui admitido, eu fui lá, peguei as informações básicas e os formulários. Preenchi como eu achava que devia ser e fui lá com a documentação. Eles corrigiram tudo, deram um outro formulário para passar a limpo, imprimiram um formulário extra comprovando que meus pais não moravam no Canadá, o que me daria fácil acesso à bolsa, tiraram cópias de meus documentos e autenticaram. Eu enviei pelo correio dia 1 de março (a primeira vez que você submete tem que ser em papel) e dia 23 de março recebi um email informando que o resultado estava no site. Acessei o site e vi que tinha sido aprovado. Dia 18 de abril recebi a informação no site que um Certificado de Garantia tinha sido emitido para autorizar o pagamento. Abri pela internet uma conta no Banco de Montréal, pois somente alguns bancos são autorizados a receber a bolsa do governo, fui na HEC no dia seguinte, no departamento de auxílio aos estudantes, peguei o certificado de garantia e entreguei no banco. Recebi o cartão na hora, como de praxe e me disseram que em 15 dias o dinheiro estava na conta (exatamente o dia que começam as aulas, perfeito!).


E assim a vida vai seguindo seu ritmo. Claro que não vou dizer que é fácil. Recomeçar, em um outro país, longe de sua família e de seus amigos, procurando dominar 2 novas línguas, é dureza! Mas foi algo que escolhi viver e não me arrependo de jeito nenhum! Para falar a verdade, adoro estar vivendo tudo isso. É muito melhor do que eu esperava, e está fazendo eu descobrir muita coisa nova, viver novas experiências, além de permtir que a gente descubra um pouco mais sobre nós mesmos.


A família e os amigos fazem muita falta, eu os amo demais e a distância reforça ainda mais esse sentimento. Eu escrevi no Face um depoimento que falo de coração o quanto todos são importantes para mim; todos torcem por minha felicidade, meu sucesso (e eu também estou aqui torcendo por todos). Ainda bem que a tecnologia permite que estejamos em contato constantamente, seja através do Facebook, MSN, emails, skype ou telefone. E ainda tem os amigos daqui (os brasileiros do Québec no Parque, e os brasileiros e os imigrantes de outros país que conheci aqui), que são também verdadeiros aconchegos ao coração.



Assim vamos seguindo em frente, como disse no post anterior, cultivando sempre com o melhor que podemos para fazermos uma boa colheita no futuro.


À bientôt!