Galera!
Ontem (08/12/2011) eu completei 1 mês aqui em Montréal! Engraçado como, mesmo como ritmo mais devagar daqui, a sensação que o tempo voou é incrível!
E eu acho engraçado também que o pessoal aqui se espanta quando eu digo o que eu já fiz e quanto tempo estou aqui, como se dissessem: "Já fez isso tudo? Em um mês?". Peraí, rapaz! Com as coisas funcionando, tudo com prazo e programado, não tem como não conseguir.
Bem, duas semanas que estou sem dar notícias aqui pelo Blog.
Primeiro, algo que eu estava esperando há tempos: a neve! Dia 23 de novembro a neve chegou valendo aqui em Montréal. Para quem nunca tinha viajado para o exterior e nunca tinha visto neve, foi como um presente antecipado de Papai Noel! :) Eu parecia uma criança correndo para ver, fui para a escada de incêndio mesmo sem camisa e descalço, depois fui mais organizado para brincar de bola de neve e tudo! E neve lembra o quê? Natal! Veio logo na minha cabeça aqueles filmes que assistimos com Papai Noel e tudo rsrsrsrss... Pena que não ficou muito tempo, pois com a temperatura maior e sol, derretou em poucos dias. Seguem algumas fotos lá embaixo, pois é engraçado como a cidade muda com a neve toda nas ruas!
Bem, depois vieram as questões de emprego. Preparei meu CV de acordo com as dicas do curso de formação do CITIM e tentei marcar um rendez-vou para uma consultoria de emprego, só que o CITIM tinha somente para o dia 08 de dezembro! Então liguei para o Hirondelle e consegui em menos de uma semana. No rendez-vous, a consultora deu umas dicas sobre meu CV e sobre a carta de apresentação, deu uns modelos, falou sobre o órgão e o que oferecia. Marcou outro rendez-vous agora para o dia 19 de Dezembro e marcou umas oficinas para Janeiro.
Ao mesmo tempo, eu comecei a estudar para a prova da Carteira de Motorista, ou Permis de Conduire. Como a minha só vale 6 meses, vou fazer a transição porque aí fico logo com a carteira definitiva. Eu posso fazer o teste teórico logo e marcar o prático para até 3 anos depois (claro que não vou esperar esse tempo todo, mas pelo menos terei tempo para me acostumar com carro automático).
Quanto à emprego, saí consultando umas vagas e fazendo uma planilha de acompanhamento que tem no Guia do Procura de Emprego do Emploi Québec. Uma das coisas que falaram no curso de formação foi que, se as ofertas de emprego pedem algo que você não tem, procure se adequar. Daí eu vi que 90% das vagas pedem inglês (normal! Marketing, Administração, em Montréal, tem que ter inglês!). Então saí à procura de cursos de inglês.
Achei um curso de inglês da Comissão Escolar de Montréal (High School of Montreal Adult Centre). Custou 120$ para aulas de Segunda à Quinta, das 17h30 às 19h30, já com material didático. Achei excelente! No nivelamento, disseram que eu tinha uma boa fluência no inglês, mas que cometo alguns erros na gramática, então acharam melhor me colocar no Intermediário 1 para treinar mais isso.
No francês foi a mesma coisa. O professor disse que tenho uma fluência e pronúncia de uma turma avançada, porém dou umas farrapadas na gramática e me colocaram no intermediário também. O Francês vou fazer no Centre Lartigue, das 8h30 às 12h55, de segunda à sexta, com material didático também.
Eu fiz também o nivelamento do MICC para o curso de francês tempo completo do governo. Esse curso dá uma ajuda de 115$ por semana. Fiquei no intermediário, mas só começa em Fevereiro. Daí vi que a Francisação Tempo Partial começava em Janeiro e me inscrevi lá. Porém acheu muito longe o lugar e, quando fui inscrito, cancelaram minhas aulas da Francisação en ligne. Cancelei o curso tempo parcial e reativei a Francisação en ligne, que vai ficar até começo de janeiro, quando me matriculam no curso Tempo Completo.
Ontem (08/12), fui para o meu rendez-vous no MICC. Fui muito bem recebido lá e o consultor me deu muitas dicas interessantes para a minha área. Deu tipo um roteiro, disse que meu CV é muito bom e que eu não iria demorar para conseguir vaga. Falou que a planilha de acompanhamento que estou fazendo é muito importante, porque se eu precisar de algum recurso do governo, eles vão pedir informação do que eu já fiz, e a planilha vai ajudar bastante.
Tem uma empresa financiada pelo Emploi Québec que recruta imigrantes para estágio remunerado de no máximo 15 semanas para diversas áreas, e disse que minha área era uma delas. Disse que muitas empresas recrutam diretamente de lá e a maioria não termina o estágio porque é logo contratada.
Falou de outros órgãos que eu deveria procurar e, apesar de falar um pouco da regionalização, ele disse que no meu caso deveria ser uma última opção, porque minha área é boa para Montréal.
Ele deu dicas de como negociar salário e como detectar opções de emprego que não são boas para a minha área. Tem coisas que eu já tinha idéias, mas a grande maioria das informações foram muito boas para mim. Saí de lá com um astral ainda melhor do que quando entrei. Ele deu aquela animada, dizendo que eu estava no caminho certo e que iria colher bons frutos disso.
Ficou à disposição para tirar dúvidas e marcar outro rendez-vous caso necessite e também para responder qualquer coisa por email também.
Ontem fui mais uma vez para um sessão de cinema gratuita (é uma exibição de teste que o Centro de Ciências de Montréal oferece, precisando somente responder uma pesquisa sobre o filme no final). Eu tinha assistido já Dinossauros e Monstros Aquáticos Dinossauros em 3D. Esse de ontem foi sobre o Expresso Rochedo, de uma linha de trem construída da Colombie-Britanique até Montréal, suas dificuldades e o que significou de crescimento para o país. Muito interessante, com belíssimas imagens e sons, e a qualidade de um cinema espetacular.
Fui também ao Salão de Profissionais de Arte de Québec, muito bom, com muita coisa interessante. Não pude tirar muitas fotos, porque é proibido tirar fotos de um monte de local, mas seguem algumas também.
Ah, finalmente, fui na pista de patinação do Vieux-Port. Ainda não patinei, mas estou doido para isso! a pista é aberta todos os dias e aos sábados tem personagens com determinados temas e às 20h de todos os sábados até o dia 07 de janeiro tem fogos de artifício com música. A pista você tem que pagar para patinar, mas os fogos pode assistir com a música no local gratuitamente. Tow doido para ir ver!
Encontrei também uma piscina coberta gratuita da cidade para dar umas braçadas. Meu amigo, nadador experiente, Rafael Jaegger, fez um treino personalizado para mim (pense numa moral!!!) e vou recomeçar minhas atividades físicas! A piscina é muito massa, toda coberta, aquecida e organizada!
Ufa! Muito tempo sem escrever acumula um bocado! Seguem algumas fotos como eu disse e assim que tiver mais novidades, eu posto aqui!
À bientôt!