quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Finalmente os Pedidos de Exames Médicos e de Passaporte!!!!




Saiu Galera!!!!


Depois de 435 dias, finalmente o processo federal está chegando ao fim!!!!


Tudo começou com uns boatos essa semana que os pedidos estavam somente aguardando a greve dos correios acabar para serem enviados.


Então ontem uma colega nossa do grupo Québec no Parque da Jaqueira, Liliana, mandou um email para o grupo dizendo que tinha ligado para lá e Maura (a mulher que fica responsável pelo atendimento), disse que a correspondência dela estava pronta, esperando a greve acabar. Liliana então disse que o marido estava em São Paulo, e perguntou se ele poderia pegar pessoalmente. Maura disse que não teria problemas, e até sugeriu que ele levasse a taxa de visto paga e os passaportes para adiantar o processo!


Putz! Isso deixou todos doidos! Eu, como estava meio que desconfiado dessas coisas do consulado, não me animei tanto. Só que, hoje pela manhã, outro colega do grupo, João Bosco, disse que ligou para lá e falou com Maura também. A correspondência dele estava pronta também e ele pediu para um amigo dele pegar. Ela disse que não tinha problemas e deixou já separado. 


Ele avisou a todos e, após falar comigo pelo skype, eu fui ficando nervoso, afinal ele tinha enviado no mesmo dia que eu! Passei o final da manhã ligando até o meio-dia e nada de conseguir falar com eles.


Quando eu estava voltando do almoço, estava resolvendo umas coisas no Shopping Recife e lembrei de ligar para lá. Às 14:20h, no meio do corredor do Shopping, falei com Maura:


- Boa tarde, Maura! Meu nome é Luciano e eu solicitei o visto de Residência Permanente. Gostaria de saber se meus pedidos de exames foram emitidos.


- Você enviou quando sua documentação?


- Julho de 2010.


- Ah, Julho? Qual seu nome completo e data de nascimento? Só um minuto que vou consultar no sistema...


...Tic tac, tic tac (tum tum, tum tum tum, tum tum)...


...Luciano, você receberá em breve seus pedidos de exames médicos e mais algumas coisas. Como você já deve saber, os correios estão em greve, e por isso estamos aguardando regularizar o funcionamento para podermos enviar...


Putz, quando ela falou isso, eu endoidei! Comecei a pular feito um doido no meio do shopping. O pessoal do trabalho que estava comigo tentava me segurar, o povo no shopping me olhava feito doido e eu não estava nem aí!


Daí falei para ela que um amigo meu tinha solicitado que outra pessoa fosse buscar o dele para enviar via Tam Expresso. Perguntei se podia mandar por ele também. Ela disse que não tinha problemas e pediu para esperar.


...Tic tac, tic tac, tic tac...


- Pronto, sua correspondência está separada junto à dele. Ele já pode vir buscar.


(mais pulos no shopping, mais gente me achando doido, mais o pessoal do trabalho querendo parar meus pulos)


Quando chego no escritório, chego na maior euforia. Falando para todos, o pessoal me dando os parabéns, e nem noto uma movimentação estranha. De repente, me chamam para um reunião. Quando estou indo para a sala de reunião, chega um monte de gente das outras salas, e até meu chefe.


Pow, quando entro na sala, tá um monte de recados de boa sorte, um projetor, bolas, enfim! Como amanhã é meu último dia de trabalho na empresa, a galera preparou uma despedida surpresa hoje para mim! Putz! E que despedida!


Gravaram um vídeo com depoimentos, pow, foi irado. Muita gente, até meu chefe dando depoimentos! Pessoal, vocês são demais!! Saquem só!





Depois, todos reunidos, tive que fazer um discurso e, claro, besta como sou, tive que parar algumas vezes devido à vontade de chorar. Caraca! Podem me chamar de bestão (eu sou mesmo rsssrsrs), mas só em lembrar já começo a sentir lágrimas nos olhos! 


Esse processo mexe mesmo com a gente, traz muitas emoções. Agora eu entendo a felicidade de todos a cada etapa. Realmente é uma vitória!


Agradeço de coração a todos os amigos e parentes, que sempre deram muita força e me animavam quando eu ficava meio morgado.


E claro que tenho que agradecer a Deus, e muito!! Tudo acontece no tempo Dele, e ele foi Perfeito, como sempre!


Terça-feira (04/10) estarei enviando o passaporte e os pedidos, para poder organizar tudo e viajar dia 07/11 (finalmente! rsrssrs)


À bientôt!!!!

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

14 meses... Palavras da vez: Perserverança e Paciência!



Chegamos ao mês de setembro e, ao chegar a 14º mês de Processo Federal, eu começo a fazer uma análise do processo de imigração baseado na minha pequena experiência até o momento.


Eu passei por várias fases durante o processo. Primeiro, teve a fase da euforia e do otimismo, afinal o Processo Federal demorava o que? 6 meses para concluir? Claro que esses sentimentos foram baseados em minha experiência no processo provincial. Eu comecei a estudar francês em Setembro de 2009 e só podia dar entrada no processo de Québec quando estivesse no nível intermediário, então danei a estudar com um professor particular. Como o objetivo era dar entrada o mais rápido possível, o estudo foi intenso. Em março (6 meses depois), eu estava pronto para o nível da entrevista. Dei entrada nos papéis no começo de março de 2010 e, no final do mês de março eu recebi a convocação para a entrevista em 17 de junho (3 meses apenas! Oba!!!!) Nervosismo à flor da pele até receber o bendito CSQ!


Assim, dei entrada em julho de 2010 no processo federal, na esperança de finalizar o processo em janeiro ou fevereiro deste ano de 2011 e partir em março. Primeira ilusão! Problemas no consulado (rumores dizem que era problema de mudança de sistema, não sei se um dia saberemos o que realmente aconteceu) ocasionaram atrasos. Somente no final de abril/começo de maio o pessoal recebeu os pedidos de exames médicos juntamente com o pedido de envio de passaporte. Segunda fase: paciência e esperança.


O processo que durava 6 meses em média, passou para uma média de 14 meses. A galera que deu entrada em junho de 2010 só recebeu nesse mês de maio (e nem todos de junho, somente uma parte).


Bem, mas como sou um grande otimista, liguei para o consulado e, após falar com Maura, recebi a resposta: 


"Seu processo foi pré-analisado, e encontra-se com o oficial de imigração para revisão. Por favor, aguarde"


Empolgado, fiz atrás dos exames médicos e saí adiantando tudo! Reservei as passagens por milhas para o dia 27 de setembro e saí organizando tudo no trabalho.


Passaram os meses de julho e agosto, e nada de notícias. A empolgação começou a esmorecer. Mas a fé continuava! No começo deste mês, percebi que tinha que ser realista. Nada de notícias, não conseguia falar com eles pelo telefone, então, prorroguei a passagem e só consegui vaga para 07 de novembro! Putz!


Durante esse período, eu percebi uma coisa: em nenhum momento, eu pensei em desistir! Pelo contrário, a cada dificuldade, a cada falta de notícias, a minha certeza e vontade de imigrar ficou cada vez mais forte.


Ontem eu mandei um email para lá pedindo informações e, para minha surpresa, recebi um uma resposta. Só que a resposta foi a mesma de junho, com as mesmas palavras. Deu vontade de responder: ainda? a mesma resposta?


Mas, pensando melhor, resolvi ficar quieto. Não vai adiantar nada mesmo, até porque eu não confio no que o consulado diz. Só acredito nas ações, quando receber a correspondência.


Tudo tem seu tempo certo, e o que eu tinha que fazer eu já fiz. Agora é cultivar mais a paciência. Estou em paz, tranquilo, esperando os acontecimentos. Este mês de setembro é meu último mês de trabalho. Começam as despedidas. E o mês de outubro será de estudos. Sem trabalhar, poderei me dedicar mais ao estudo do inglês e do francês. Assim estarei mais preparado quando chegar por lá.


Que seja o que Deus quiser, no tempo Dele. Vamos aguardar e esperar que eu não precise adiar novamente a passagem e consiga viajar ainda este ano!